Risotto in crosta di formaggio pecorino sardo (risoto em crosta de queijo de ovelha sardo)

Eu tive a ideia  de fazer esse risoto na crosta do queijo, porque eu e meu marido fomos jantar em um restaurante sardo (da sardenha) em Milão e eles nos deram de presente essa crosta.  La eles trazem na mesa depois do jantar essa forma de queijo com umas colheres dentro para gente comer.
Esse queijo sardo è muito gostoso, mais è bastante calórico como a maioria dos queijos.
Mais fazer o que a gente gosta!!!

 

Ingredientes para 4 pessoas:
2 copos (americanos) de arroz carnaroli ou arborio, 2 colheres (sopa) de azeite, óleo ou manteiga, 1 caldo vegetal, ou um litro e meio de caldo caseiro.
1/2 cebola picadinha, 1 dente de alho amassado, 2 dedos de vinho branco, 1 colher de manteiga, 100 g de pecorino ralado ou parmesão, crosta de qualquer tipo de queijo.

 

Modo de preparar
Por em uma panela 1 litro e meio de agua junto com o caldo vegetal para ferver, picar a cebola bem picadinha e amassar o alho.

Em uma outra panela esquentar o azeite e dourar os temperos até ficarem amarelinhos mais não queimados, por o arroz e torrar  por uns 2 minutinhos mais ou menos, depois por o vinho e deixar evaporar por 2 minutos.

Começar por o caldo reservado aos poucos e ir mexendo para que o arroz solte todo o seu amido e fique bem cremosinho.

Esse è o segredo principal para o risoto sair bem!
Quando você começar a mexer, vai ver que a agua começara a secar, então você vai colando mais e vai fazendo assim ate terminar de cozinhar.

O arroz deve ficar al dente mais ainda com um pouco de agua senão ele fica muito seco. Quando o arroz estiver al dente desligue o fogo, junte a manteiga e o queijo ralado mexendo sempre até ficar bem cremoso.

Pronto! O risoto ta pronto para ser servido, então despeje-o na crosta de queijo e sirva imediatamente.
Os risotos tem que serem servidos quentes porque se esfriarem eles ficam secos e perdem toda a sua consistencia e sabor! 

Agora è só saborear!!! 
Então gostaram da receita? Esperimentem fazer depois vocês me contam como ficou o de vocês. 
Bom apetite!

 

 

 

 

You may also like...

Deixar uma resposta

error: Content is protected !!
%d bloggers like this: