Ossobuco alla milanese

O ossobuco alla Milanese, como o nome sugere, é uma receita típica Lombarda da cidade de Milão, muito simples de preparar e muito saboroso. Esse prato è conhecido por toda a Itália, embora a preparação varia de região para região. Não  sabemos exatamente quando o ossobuco entrou a fazer parte da cozinha milanesa, mas sabemos com certeza que já nos anos 700 era um dos pratos típicos e foi considerado um prato gourmet.


Ingredientes
4 ossobuco de 350gr mais ou menos, farinha 50g, 2 colheres (sopa) de azeite e 2 de manteiga, 1 cebola pequena, 1 dente de alho,  1 raminho de salsinha, 1 copo americano de vinho, casca de 1/2 limão ralado, 1 caldo de carne Knoor, sal e pimenta do reino a gosto.

Modo de preparar
Em uma panela grande coloque mais ou menos 1 litro de agua com o caldo Knoor para ferver.

Passar os pedaços de carne em baixo da torneira, (porque è sempre bom lavar um pouquinho a carne para retirar eventual resíduo de sujeira antes de cozinhar) deixar escorrer bem ou secar com um papel toalha.

Depois cortar com uma faca ou tesoura aquela pele branca ao redor do ossobuco desse modo quando carne cozinha não enrola e fica bem esticada na panela. Feito isso, empane dos dois lados a carne na farinha e reserve.

Em uma panela que caiba bem os ossobucos, ponha o azeite e a manteiga junte a cebola bem picadinha e deixe dourar ate a cebola ficar transparente, depois disso junte a carne e faça dourar dos dois lados.

Coloque o vinho e deixe evaporar por uns 2 minutos, ponha o sal e a pimenta a gosto, cubra os ossobucos com o caldo reservado e deixe cozinhar em fogo baixo com a panela tampada por 1 ora e meia ou até que a carne fique bem macia.

De vez em quando mover a panela para que a carne não crude no fundo. Enquanto isso pique bem picadinho o alho, a salsinha e as raspas do limão tudo junto numa taboa de carne. 

Cinco minutos antes de desligar o fogo por essa mistura na carne e deixar pegar gosto por mais alguns minutos. 
O seu prato ta pronto para ser servido! 

Sirva bem quente e com bastante caldo. 
Bom apetite! 


A tradição milanesa quer que esse prato seja servido com risoto a milanesa, ver receita clicar aqui ou polenta!!! Mais vocês podem servir como preferir, por exemplo è uma ótima combinação com purê de batatas ou arroz branco.

Sugerimento da Wal, se vocês quiserem variar a receita podem colocar 300 ml de polpa de tomate Quero depois de ter deixado o vinho evaporar.



Fonte: giallo zafferano

You may also like...

Deixar uma resposta

error: Content is protected !!
%d bloggers like this: