Olive all’ascolana (azeitonas recheadas)

Essas azeitonas fazem um sucesso aqui na Itália, porque são deliciosas e quando você começa a comer uma não quer mais parar de come-las de tao gostosa que è.

As azeitonas recheadas são, definitivamente, o prato mais tradicional representante da culinária Marquesa, popular e bem conhecido em todo o mundo. 
Esta antiga receita nasceu por volta dos anos 800, e envolve o uso de ‘azeitonas em salmoura”.
Essas azeitonas geralmente eram conservadas em salmoura aromatizado com sementes de erva doce selvagem e ervas aromáticas local. 
E também três diferentes tipos de carnes, a carne bovina, a suina e o frango (ou peru), junto com o queijo parmesão, legumes e ervas.


Ingredientes
1 kg de azeitonas verdes grande
30 gr de miolo de pão
80 gr de parmesão
1 ovo
noz moscada
cravo
sal
1/2 copo de vinho branco seco
1 talão de salsão
1 cenoura ralada
1/2 cebola
100 gr de carne de frango ou peru
100 gr de carne de boi macia
100 gr de carne de porco
1/2 litro de óleo para fritar

Ingredientes para a empanadura
farinha de rosca
4 ovos
farina de trigo

Modo de preparar
Eu não gosto de por muito sal na comida, porque todos nos sabemos que faz mal para saúde não è verdade?
Então o que eu faço, um dia antes de começar a preparar as azeitonas, eu tiro a metade da agua das azeitonas e acrescento a mesma quantidade de agua da torneira, isso serve para dessalgar as azeitonas que geralmente são muito salgadas. 

Então vamos la!
Primeiro comece fazendo o recheio, pique a cebola, o talo de salsão e a cenoura tudo bem picadinho. Em seguida coloque umas 2 colheres de azeite ou óleo em uma panela pequena e deixe esquentar um pouquinho, depois acrescente os ingredientes acima picados. 

Deixe dourar por alguns minutos ou ate que a cebola fique transparente. Enquanto isso lave a carne, pique em pedaços pequenos e depois leve a panela deixando pegar bem o gosto dos temperos, coloque o vinho e deixe evaporar em fogo alto.

Ajuste de sal e acrescente um copo de agua. Tampe e deixe cozinhar por 1 hora mais ou menos em fogo baixo.
Enquanto isso, comece descascando as azeitonas como se fosse uma laranja tentando se aproximar o mais possível do caroço para aproveitar bem toda a polpa.

Depois de todas as azeitonas descascadas e a carne já fria. Bata a carne no liquidificador ou mixer ate virar uma papa, acrescente o ovo, o miolo de pão esfarelado, o queijo ralado, uma pitada de cravo moído, e uma pitada de noz moscada. 

Misture muito bem com as mãos até ficar bem homogenio. Depois disso comece a rechear as azeitonas fazendo bolinhas nas mãos, dando a forma e o tamanho mais ou menos do caroço, continue assim ate terminar de rechear todas as azeitonas.

Agora chegou o momento de empana-las. Prepare as farinhas, em uma tijela coloque um pouco de farina de trigo e na outra poe um pouco de farinha de rosca e por fim bate os ovos.

Comece passando primeiro na farinha de trigo depois no ovo e por ultimo na farinha de rosca. Faça isso duas vezes para ficar bem empanadas e crocante na hora de fritar. 

Prontinho!!!
As suas azeitonas recheadas já estão prontas para ser fritas. Frite em óleo bem quente. Sirva quente ou frias como aperitivo.
E uma delicia!!! Eu garanto! 
Provem a fazer! E bom apetite! 


Fonte: giallo zafferano








Deixar uma resposta

error: Content is protected !!
%d bloggers like this: