Berinjela ala Siciliana (Melanzane alla siciliana)

Ontem pesquisando meus livros de receita, encontrei um livro siciliano que comprei na Sicília em 2001 em uma das minhas ferias que fiz.
Gosto muito desse livro porque tem bastante receitas de verdura e peixes fácil de fazer.
Então, hoje resolvi começar a fazer para vocês uma serie de receitas feitas com a berinjela, depois vou fazer outras series com o pimentão, a abobrinha e o tomate.
Espero que vocês gostem!

Esse ano também fui passar ferias na Sicília, só que desta vez comprei queijos, orégano e um livro de receitas doces que ainda não deu tempo de testar-las.

Mais isso fica para as próximas postagens…

Então, vamos as receitas de hoje!




Ingredientes,

600g de berinjela
500g de tomate maduro
100g de caciocavallo ou (queijo brasileiro)
Alho
Cebola
Manjericão
Azeite ou óleo
Sal

Modo de preparo

Lavar as berinjelas e fazer 4 cortes no comprimento deixando 1cm crudado no caule. Praticamente a berinjela fica inteira.

Vou explicar como se faz: comece fazendo dois cortes cruzados no meio da berinjela deixando 1cm sem cortar perto do caule, depois faça o terceiro  corte em um dos lados da berinjela, sempre não esquecendo de deixar uma parte sem cortar, e por fim faça o ultimo corte no outro lado da berinjela. 
Fica parecendo uma berinjela inteira cheia de tiras.

Feito isso salgue as berinjelas e deixe escorrer o liquido dela por 1 ora.  Passando esse tempo, lave e enxugue com pano ou toalha de papel.


Agora frite-as em  abondante óleo bem quente. Reserve em um lugar quente.

Em uma panela coloque 1/2 copo de azeite, doure a cebola e coloque os tomates descascados e batido no liguidificador ou passado no passador de verduras.
Acerte de sal e pimenta do reino e deixe reduzir o molho por aprossimadamente 10 minutos. Depois disso coloque o molho em uma forma untada de óleo.

Acomode as berinjelas fritas nesse molho, entre uma tira e outra por fatias de caciocavallo ou (outro tipo de queijo), fatias de alho e folhas de manjericão.

Levar a forma em forno pré- aquecido a 180graus e cozinhar por 15 minutos.


Fonte: do livro La vera cucina italiana
            autora, Rosalia Lipera


  






You may also like...

Deixar uma resposta

error: Content is protected !!
%d bloggers like this: