Tomates secos (Pomodori essiccati)


Poucas coisas resistem ao tempo, como por exemplo a preparação de conservas caseiras. 

Grandes frigoríficos e importações assídua do exterior nos permitem adquirir produtos da terra durante todo o ano, mas não podem cancelar a satisfação que provamos em preparar sozinhos em casa doces, geléias, compotas, xaropes, licores, vinagres e óleo aromático.


No verão, quando o sabor e aroma de frutas e legumes são incomparavel, vem vontade de aprisioná-los em frascos para saborear-los em épocas frias.


Se você decidir experimentar pela primeira vez a aventura das conservas, não pense em um trabalho muito fácil. 

Na sua simplicidade, é preciso um pouco de habilidade, amor para os produtos da natureza e disponibilidade de seguir regras muito precisas.


Mas, com os conselhos e instruções detalhadas deste arquivo, mesmo se você nunca teve familiaridade com conservas, você vai obter resultados satisfatórios.


E você vai poder dizer com orgulho ” O autor desta obra-prima sou eu ”.

Hoje vamos começar com a conserva de tomate seco ao óleo, mas antes de ver a receita, vamos ver como é a preparação da secagem dos tomates com o sol.



Ingrediente para tomates secos

Tomates de preferencia San Marzano, (é um tipo de tomate mais ou menos comprido), é melhor esse tipo de tomate por conter menos agua de vegetação.

Os tomates tem de ser maduros, firme e sem nenhuma rachadura ou manchas na sua superfície.

Sal fino.

Modo de preparação

Lavar delicadamente os tomates e secar com um pano limpo, dividir a metade o tomate no sentido do comprimento e deixar escorrer a agua de vegetação.

Colocar os tomates em uma peneira bem limpa, com a parte de fora do tomate apoiado na peneira e com a parte aberta para cima.


Espalhar um pouco de sal por cima dos tomates para evitar as visitas dos insetos e leve ao sol para secar. Retirando a tarde para evitar que pegue umidade.


Continuar assim por diversos dias ate os tomates ficarem bem sequinhos e sem nenhuma umidade (eles devem ficar bem encolhidos).

Se por motivo meteoro logico ( chuva, nuvem, umidade) não tiver mais sol, principalmente nos primeiros dias, colocar os tomates no forno com fogo baixo, fazendo só enxugar ser cozinha-los e prosseguir com a secagem ao sol.


Para quem não tiver espaço para secar os tomates ao sol, pode secar no forno, mais deve deixar secando por aproximadamente 8/10 oras em fogo baixo a 120 graus.

Os tomates depois de secos, podem ser conservados em local fresco e seco em potes de plasticos ou vidro fechado, ou em saquinhos de papel na geladeira, ou então em conserva com óleo, clicar para ver a receita de conserva de tomate seco. 








You may also like...

Deixar uma resposta

error: Content is protected !!
%d bloggers like this: