Tiramisù

As origens do Tiramisù são muito incertas, porque cada região teria “inventado” esta maravilha: por esse motivo nasce uma espécie de competição entre Toscana, Piemonte e Veneto.

 Existem muitas lendas sobre esta sobremesa que foram atribuídos até mesmo qualidades afrodisíacas. 


A versão oficial coloca o nascimento do tiramisu, no século XVII, em Siena, quando alguns confeiteiros, antecipando a chegada do grande-duque da Toscana, Cosimo de Medici, decidiram fazer um doce para comemorar a sua grandeza. 


Eles decidiram que o doce tinha que refletir a personalidade do grande-duque, tinha que ser um doce importante e saboroso, mas, ao mesmo tempo, preparado com ingredientes simples e, mais importante, tinha que ser extremamente delicioso porque Cosimo literalmente adorava doces.


 Assim, foi realizado o nosso Tiramisù que na época foi então chamado de “sopa do Duque” em honra de Cosimo de Medici, que levou consigo a receita para Florença fazendo conhecer em  toda a Itália. 


A lenda também diz que a sopa do duque tornou-se a sobremesa favorita dos nobres que atribuíam propriedades afrodisíacas e emocionante, daí o nome Tiramisu.


Bem, voltando a nos!
Nos não somos nobres, mais pela nossa sorte, temos a oportunidade de fazer esse doce tao amado dos nobres, quando temos vontade de comer um doce diferente ou simplesmente para celebrar o Natal com as nossas famílias e amigos mais íntimos.

Vamos aos ingredientes do Tiramisù.


Ingredientes para 10 pessoas
500 g de mascarpone
6 ovos médios
Cafe quanto baste
120 g de açúcar + 2 colheres (sopa) para adoçar o cafe
2 colheres (sopa) de cacau em pó amargo
400 g de biscoito champanhe
Rum ou marsala misturado no cafe (opcional)


Modo de preparar
Escolha ovos para fazer essa receita o mais fresco possível, já que a receita leva ovos crus na sua preparação, e lave-os em agua corrente com agua e sabão antes de usa-los.

Essa recomendação serve para evitar de ser contaminado pela salmonela (clicar salmonela para ver mais informações) uma bactéria danosa que vive no intestino da galinha.

Prepare um cafe forte, adoce e deixe esfriar.

Em quanto isso, separe as claras das gemas, bata primeiro as gemas com a metade do açúcar e aos poucos vai adicionando o mascarpone batendo sempre ate formar um creme consistente.

Agora bata bem as claras com o restante do açúcar em forma de neve, junte com o creme feito anteriormente, mexendo com delicadeza de cima para baixo.

Em um refratário grande, faça no fundo uma camada rala de creme, molhe os biscoitos no cafe (não encharque muito os biscoitos champanhe) e forme uma camada em cima do creme, cubra com creme e polvilhe cacau por cima, faça a segunda camada de biscoitos champanhe no sentido contrario, continue assim ate terminar todos os ingredientes, cobrir a ultima camada com o creme e polvilhar cacau.

Leve a geladeira por pelo menos três horas antes de servir.

Bom apetite e Feliz natal a todos!!!


Se gostaram da receita, fiquem a vontade para comentar!


Outras sobremesas gostosas sao:






Vocês me encontram no facebook, tuitter, g+


You may also like...

2 Responses

  1. Wal, seu tiramisu esta lindo! amo esse doce!na minha opiniao è um dos melhores doces do mundo . gostei do novo simbolo do blog
    beijos!

  2. Obrigada Gabi, fico lisongeada em receber elogios de uma pessoa que entende tudo de doces… muito obrigada, beijinhos

Deixar uma resposta

error: Content is protected !!
%d bloggers like this: