Dicas de esterilização de embalagens de vidro para fazer conserva caseira

foto com demonstraçao de conservas caseiras

O vidro foi sempre considerado o melhor material para preservar e manter os alimentos frescos, e se adequadamente esterilizados oferece segurança e especialmente higiene, evitando assim a contaminação do botulismo (uma doença causada por uma  bactéria que se forma ao interno dos vidros das conservas que não são bem esterilizadas podendo causar intoxicação ao organismo).

Conserve sott'olio

Pra maiores informações sobre essa doença ver botulismo


Mais não fiquem preocupados, aqui na Itália as conservas caseiras são feitas desde a antiguidade e se tomados as precauções necessárias para a esterilização das conservas, vocês estarão livres desse inconveniente.


Mais, eu sugiro que se informem mais sobre o argumento, e aqui vai algumas dicas de como reconhecer se uma conserva é contaminada da botulismo.


Antes de comprar e consumar uma conserva, observe bem a embalagem.


  1. Tampas  e latas enferrujadas e estufadas è sinonimo de botulismo.
  2. Quando dentro das conservas notar bolhas de ar que sobe de baixo para cima, isso também não é normal.
  3. Não coma e nem compre conservas se ver que o liquido é turvo.
  4. Jogue fora as conservas ao abrir se encontrar mofo ao seu interno.

Bem, depois de ter nos informados sobre tudo isso, chegou a hora de preparar a esterilizaçao das nossas conservas para nos proteger.

 

Você vai precisar de:

uma panela grande (tipo caldeirão)
agua
embalagens de vidro com tampas
vários trapos

Como prosseguir com a esterilizaçao


Resultado de imagem para imagens de padella per la sterilizzazione de barattoli


Você pode comprar as embalagens de vidro nos supermercados ou reutilizar embalagens de maionese bem limpas.


Primeiramente lave bem as embalagens com agua e sabão.

Depois disso, forre o interno da panela com um trapo limpo e acomode os vidros e tampas ao seu interno.
Coloque entre os vidros panos para que não se quebrem com a fervura.

Encha a panela de agua ate cobrir os vidros e quando levantar fervura abaixe o fogo e deixe ferver por 30 minutos.


Desligue o fogo e deixe esfriar as embalagens dentro da agua.

Depois disso retire os vidros e encha com as conservas deixando um dedo de espaço vazio dentro delas.

Tampe as conservas e esterilize novamente as embalagens por 30 minutos repetindo os passos acima.


Deixe esfriar as conservas dentro da panela com agua, e quando serão frias retire da panela enxugue e guarde as conservas em local fresco e escuro.


O tempo de conservação das conservas vai depender do tipo de alimento a serem conservado.


Para tirar duvidas, me deixe um comentário que responderei assim que puder.








Você ainda me encontra no facebook/ twiter / g+
 instagram / youtub


Assine o blog para ser sempre avisado sobre novas receitas.

 


 

 

You may also like...

2 Responses

  1. Silvio Azank diz:

    Bom Dia.Meu nome é Silvio e eu estou fazendo conservas de Berinjela, Abobrinha, Tomate seco com champion e dois queijos, e ainda patés como Sardella , e catupiry ao alho , este ultimo para fazer pão de alho ao forno. E o meu problema esta no tempo de conservação destes produtos que até agora não tem passado de 07 dias a 10 dias no máximo, devido ser muito artesanal, sem nenhuma conservante. Agora eu precisaria se possível, da tua ajuda de como fazer estes produtos todos ficarem muito mais tempo conservados com qualidade, sem eu perder facilmente. Vc poderia me orientar o que devo fazer no caso do envazamento? E como eu devo fazer todo o correto processo de fervura dos potes?
    A principal preocupaçaõ é saber se eu posso depois de envazar e colocar o azeite até cobrir o antepasto, lacrar a tampa e ferver de novo? eu osso fazer isto? e o azeite não irá ser prejudicado? eu uso somente Azeite de Oliva extra virgem.

    alguns casos de uns 05 a 07 dias acabou fermentando e eu perdi todo o produto
    o que pode ter acontecido?

    Será que foi pq eu coloquei a conserva até a boca do pote?

    ou será que por eu usar cebola produziu muita agua e acabou dando pressão no vidro e estourou quando foi abrir e outros começaram a vazar
    ????????

    Por favor, conto com sua orientação com urgencia.

    Muito obrigado

    • culinaria diz:

      Ola Silvio, te peço desculpas por nao ter respondido antes.
      Olha silvio, existem varias formas de se fazer conservas caseiras em casa. Assim como existem varias formas de como esterelizar as embalagens. Mais, de modo geral as conservas nao devem ser muito cheias, proprio para que evite que explodam. Para se preparar as conservas a base de oleo de oliva, as embalagens tem que ser fervidas somente antes de ser enchida, para nao alterar o azeite. As embalagens de vidro tem que ser fervidos por 45 minutos juntamente com as tampas bem coberta de agua. Eu tenho um video no youtube explicando como fazer a esterelizaçao das embalagens. https://www.youtube.com/watch?v=Ci7xTdq-dzA esse é o link do video. O nome do canal é Culinaria direto da Italia. Tem tambem um video explicando como fazer conserva de molho de tomate caseiro. https://www.youtube.com/watch?v=AKPqF8w4l3o
      Para que as conservas durem bastante tempo, voce precisa ter alguns cuidados na conservaçao e preparaçao das conservas. Para conseguir preparar uma boa conserva, voce vai precisar higienizar bem os alimentos e as embalagens. E a conservaçao deve ser em local completamente escuro e fresco. O vinagre tambem è um otimo conservante natural. Normalmente as conservas se bem feitas e conservadas, duram de 6 meses a um ano. Espero ter te ajudado. Se precisar de mais ajuda me escreva. Que prometo que da proxima vez sarei mais rapida a responder. kkkkkkk. Mas, me tira uma curiosidade, voce é trabalha com isso? Ou é so mesmo por paixao que voce faz? Eu te pergunto porque gosto de saber o que as pessoas fazer no mundo da culinaria no mundo afora. Te mando um abraço forte da Italia.

Deixar uma resposta

error: Content is protected !!
%d bloggers like this: