Conserva italiana de berinjela feita em casa

pote contendo berinjelas grelhadas em conserva

Existem muitas pessoas no mundo que tem hortas em suas próprias casas e no período da colheita, muitas vezes não sabem exatamente o que fazer para conservar  melhor os alimentos que a terra lhes oferece.

Por isso decidi começar a fazer  aqui uma serie de receitas em conservas com vários tipos de legumes que poderão ser facilmente reaproveitados.

Ou ate quem sabe te ajudar a ganhar algum dinheiro através dessas conservas, já que  as conservas é uma coisa que sabemos que todo mundo gosta.

Hoje iremos começar fazendo a conserva ao azeite de berinjelas grelhadas, nos próximos postes irei mostrar como se faz aqui na Itália verdadeiras e deliciosas conservas de vários tipos de legumes.

A preparação das conservas tem um processo longo e é preciso ter paciência e sobretudo higiene para aprender a fazer bem.

Então continue me seguindo para aprender a fazer todas as conservas.

Ingredientes
1,5 quilo de berinjela
1 litro de vinagre de vinho branco
2 ou 4 dentes de alho
1 macinho de basílico
1 colher de orégano
1 pimenta calabresa
Azeite extra virgem de oliva
sal grosso

Modo de preparo
Lavar as berinjelas, enxugar e cortar em rodelas.
Esquentar uma grelhadeira e grelhar as berinjelas de ambos os lados, na medida que for grelhando ir colocando em um prato.

Por o vinagre em uma panela grande, juntar a mesma quantidade de agua, um pouco de sal grosso (poco sal) e levar a fervura.
Escaldar as berinjelas por 3/4 minutos, escorrer e enxugar com papel absorvente.
Estender as berinjelas em um pano de prato limpo e deixar enxugar bem por 5/6 horas (as rodelas de berinjelas tem que ser perfeitamente enxuta).

Enquanto isso, picar o alho, a pimenta calabresa, juntar o orégano e o manjericão quebrado com as mãos (use as mãos para picar o manjericão em vez da faca porque assim sendo as folhinhas não ficaram pretas).
Juntar tudo em uma tigela, adicionar bastante aceite, mexer bem para emulsionar e deixe pegar sabor.

Depois que as berinjelas enxugou, colocar um fio de óleo aromatizado no fundo dos potes de vidro esterilizado e enxuto ver como esterilizar embalagens.  Acomodar as berinjelas em camadas (apertando bem cada camada para evitar bolhas de ar) alternando sempre com olio aromatizado, encher os vidros deixando  2 cm da borda de espaço vazio.
Terminar de encher os potes de vidro cobrindo completamente as berinjelas com o azeite.

Apertar bem as berinjelas ao interno do pote de vidro com uma colher esterilizada, e reservar por 2 horas sem tampar o vidro (esse processo serve para perder o ar criado entre uma camada e outra, evitando assim a proliferaçao de bactérias).
Depois desse tempo, se precisar adicione mais azeite (as berinjelas tem que ficar cobertas com o azeite) e tampe bem a embalagem de  vidro.

Esterilizar as embalagens de vidro por 10 minutos a 80 graus (comece a contagem dos minutos partindo da fervura da agua), ver

como esterilizar embalagens e deixar esfriar dentro da panela.
Depois disso enxugar e guardar em lugar seco e escuro por um período de um mês.

Dicas:
o tempo de conservação das conservas caseiras e diferente do tempo de conservação das conservas industriais e muda conforme o tipo de alimento utilizado nas conservas.

As conservas caseira não vai nenhum tipo de conservantes como aqueles usado nas industrias, portanto é mais natural para o organismo.

Me deixe um comentário para tirar as suas duvidas ou deixe uma sugestão de receitas.

Veja também:

conserva de tomate seco ao olio

 Conserva de azeite e vinagre aromatizado

Nos siga também no facebook /  g+ / twiter / instagram / youtub

Ou se preferir assine o blog para receber grátis  no seu e-mail todas as atualizações do Culinária direto da Itália.

E não se preocupe não gostamos de spam!!!

You may also like...

Deixar uma resposta

error: Content is protected !!
%d bloggers like this: